sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Feira de Natal


Este ano realizamos uma Feira de Natal com o objectivo de ajudarmos as crianças da Casa do Sorriso em Lichinga. Assim, cada turma, do jardim de infância e do primeiro ciclo, confeccionou pratos típicos desta época. Da nossa quinta vieram as batatas, os nabos e as hortaliças (pencas e grelos) tão procurados e apreciados por todos. 

Caminhada do Advento

Esta foi a última etapa da nossa Caminhada do Advento. Assim, desta feita, dirigimo-nos, todos, à Capela do Colégio e, em conjunto com todos os nossos amigos do jardim de infância, com a Irmã São, com a Irmã Anabela (que nos acompanhou e orientou neste percurso), com as auxiliares, estagiárias e educadores, celebramos o nascimento de Jesus.

A Loja dos Brinquedos



Numa adaptação ´muito livre´de "A Loja dos Brinquedos", as estagiárias de 4º ano, com a participação de duas educadoras e três auxiliares, contaram-nos esta bonita história. Foi um momento mágico, que nos transportou  até ao quarto da menina, onde decorria  a história. 

A prenda de Natal



Com pasta D'Az, tintas, pincéis e estrelinhas fizemos decorações de Natal para colocarmos na árvore de natal de nossas casas. Embrulhámos-las muito bem e enfeitamos estes sacos de papel para as levarmos.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Feliz Natal


Desejamos, a todos quantos nos acompanham nesta 'aventura', um Feliz Natal!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Caminhada do Advento





Na terceira semana, desta Caminhada do Advento, encontrámo-nos, novamente, com a Irmã Anabela, que nos falou sobre Proteger a nossa família, os nossos amigos, o que nos rodeia..., dos quais estamos , continuamente, a Receber, amor, carinho, ternura... Desta forma, colocamos nos Eco-Amigos os corações, nos quais havíamos registado as boas e as menos boas, acções que tínhamos praticado, com a promessa de nos esforçarmos para sermos, ainda, melhores. Para não nos esquecermos do compromisso assumido, cada um de nós desenhou o contorno da mão, na qual colou a sua fotografia e, durante a semana irá desenhar as pessoas que mais ama.

Uma prenda para o Pai Natal





Durante a planificação das actividades que gostariam de fazer durante a semana, dois meninos lembraram-se de oferecer comida ao pai natal. Esta ideia foi muito bem acolhida por todos. Afinal, quem dá prendas ao pai natal? É verdade, normalmente, não nos lembramos deste pormenor. Assim, decidimos fazer umas bolachinhas, em forma de estrelas, sinos, anjos e pinheiros. Que boas que ficaram!

Aqui fica a receita:

Ingredientes: 350gr farinha; 250gr açúcar; 200gr manteiga; 2 ovos; 'pozinhos' de perlim pim pim q.b..

Execução: Misturam-se todos os ingredientes até formarem uma massa homogénea, que se vai polvilhando com farinha para que não pegue as mãos. Estende-se a massa com um rolo, até á espessura de 4 mm. cortam-se as bolachinhas com as formas e colocam-se num tabuleiro, devidamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Levam-se ao forno, previamente aquecido a 180º, durante 20 minutos. Retiram-se e deixam-se arrefecer. E, estão prontas, para deleite do pai natal....ah! ah! ah!

Caminhada do Advento





Na segunda semana desta Caminhada do Advento, fomos novamente à Capela, onde nos encontramos com a Irmã Anabela. Nesta semana, as palavras-chave foram Regar/Dar. Conversamos sobre como 'alimentar' o amor e a amizade pelos que nos rodeiam, tal como fazemos ao regarmos as nossas sementinhas, que já estão com raízes. Combinamos registar uma boa acção num coração de cor verde, e uma acção que não queremos que se repita num coração vermelho. Estes dois corações serão colocados ( indo ao encontro do nosso projecto) nos Eco-Amigos, verde e vermelho, respectivamente.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Quandos os Pais vêm à Escola






No passado dia 27 de Outubro, a Rita chegou à sala e todos os amigos lhe deram os parabéns. O sorriso era lindo, mas o melhor ainda estava para vir!...
Pouco depois, batem à porta. E... quem chega? Os Pais da Rita! Mas que bela surpresa!
Vieram contar uma história verdadeira sobre a vida de um bichinho que teima em visitar-nos, de vez em quando. Mas... também, ensinaram-nos a como lidar com ele. Por fim, ainda houve oportunidade para várias surpresas e miminhos.
Uma surpresa surpreendente para a Rita!

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Espaço da Expressão Plástica




Estando, nós, na quadra de Natal, não resistimos ao convite da educadora Virgínia para aprendermos a fazer renas com material de desperdício: rolos de papel, bocadinhos de cartolina colorida e papel crepe. Foi muito divertido, pois a Virgínia mostrou-nos um livro que contava a história das Renas do Pai Natal. Nesse livro, podemos ver como eram as renas com as suas hastes. De seguida fomos construí-las. E, que bonitas ficaram!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Actividade com Pais











Quarta-feira foi um dia especial. Pais, mães e avós vieram à nossa sala, ajudar-nos a realizar enfeites de Natal. Fizeram coisas muito bonitas. Foi muito bom tê-los connosco. Muito obrigada!

Caminhada do Advento
















Esta semana demos inicio à Caminhada do Advento. Fomos à Capela 'pequenina', onde a Irmã Anabela nos falou sobre Maria, Mãe de Jesus. Aprendemos duas palavras-chave: SEMEAR/CUIDAR, a amizade pela nossa familia e amigos. Simbolicamente, colocamos feijões em frascos de vidro, pelos quais zelaremos com muito carinho.