domingo, 31 de janeiro de 2010

Visita à Estação Litoral da Aguda


Quarta-feira fomos visitar a Estação Litoral da Aguda (ELA). Começamos por visitar o Museu, onde estão expostos vários artefactos usados pelos pescadores na sua faina. Vimos redes, anzóis, canas de pesca, cestos, motores de barcos, arcos e flechas,... De seguida, visitamos o Aquário. Que maravilha! Tantos e variados peixes e outros animais marinhos! Conhecemos os robalos, as douradas, a raia, os linguados, os barbos, a estrela do mar, a tartaruga, a lagosta, os lagostins,o caranguejo,... Por fim, assistimos aos Contos do Mar, onde quatro amiguinhos nos contaram as suas aventuras.

Os nossos pézinhos cresceram...


É verdade! Esta semana apareceu o sol e nós fomos logo experimentar as nossas galochas para ver se, ainda, nos serviam. Algumas já não servem pelo que terão que ser substituídas por umas maiores. Estamos a crescer! Que bom!...
Esperamos que o sol continue para que possamos iniciar a nossa horta!

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Espaço dos Sons e das Letras


Esta semana, enquanto os 'Patinhos' estavam na aula de Inglês, as 'Estrelinhas' vieram à nossa sala aprender a 'partir' o nome em partes. De seguida, fizeram o registo, podendo, assim, consultá-lo sempre que necessário. 

Visita ao Conservatório Regional de Gaia


Na Sexta-feira passada, fizemos uma visita que muito nos agradou. Fomos ao Conservatório Regional de Gaia, a convite da mãe da Inês da sala das 'Estrelinhas'. Ficamos a conhecer os vários instrumentos musicais, que aí, podemos aprender a tocar. Mas o melhor de tudo, foi podermos experimentar cada um deles!!! Tocamos violoncelo, bateria, tímpanos/timbale, vibrofone, clarinete, trompete, oboé e piano. E, ainda, aprendemos uma canção. Que bela manhã! Muito obrigada. 

sábado, 23 de janeiro de 2010

Xico

O rato da Lua chama-se Xico. Xico foi à Lua porque lhe disseram que era feita de queijo fresco. Meteu-se numa nave espacial e, mal chegou..

Uma vez na Lua, Xico apercebeu-se de que nem tudo era como ele pensava e sentiu ‘saudades’ de tudo aquilo que lhe era familiar. Mas também descobriu que a Lua pode ser um berço acolhedor, quente e melodioso.


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Semana Cultural




Esta semana tem sido muito diferente do habitual! Conhecemos salas novas, dos meninos grandes que andam na "primária". Conhecemos professoras novas. Recebemos a visita dos meninos da "primária" na nossa sala. Dançamos muito com o Dance 4Kids. Cantamos os parabéns ao nosso colégio pelos 131 anos de existência. Aprendemos a 'fechar à chave' os nossos medos desenhando-os numa folha, como nos ensinou Adélia Carvalho, autora de "O Livro dos Medos". E, ainda não nos ficamos por aqui...

domingo, 17 de janeiro de 2010

Espaço das Estórias


Esta semana fomos à sala do Educador Sérgio onde ouvimos uma história muito engraçada: 'A Casa da Mosca Fosca'. A Mosca Fosca gostava muito de cozinhar e fez uma torta de amoras, cujo cheirinho atraiu sete estranhos animais. Lembram-se quem eram?... O Escaravelho Carquelho, o Morcego Ralego, O Sapo Larapo, a Coruja Rabuja, a Raposa Tramosa e o Lobo Rebobo. Não havia mais lugar e no entanto...apareceu o Urso Lambeiro…Já sabem como terminou. Comeu a torta  de amoras e nem uma migalhinha deixou!


Expressão Plástica


Esta semana experimentamos uma técnica de pintura diferente: a carimbagem.Utilizando rolhas de cortiça decoramos folhas com muitas cores. Vejam que bonitas ficaram....

131 Anos do Colégio do Sardão


Inicia-se amanhã a comemoração do Aniversário do nosso Colégio, prolongando-se até ao dia 22 de Janeiro. Como podem ver pelo programa que apresentamos, vamos ter uma semana que se adivinha fantástica. Parabéns!!




Comemoração dos 131 anos do
Colégio do Sardão

18 a  22 de Janeiro

Dia 18
Troca de turmas a partir das 9h;
Abertura da Feira do Livro às 16h;
Sarau Cultural de piano e guitarra e Apresentação do “Livros dos Medos” de Adélia Carvalho às 21h;


Dia 19
Dance for kids” a partir das 9h;
Comemoração dos 131 anos às 15h30;
Sarau Cultural de Ballet e Ginasiano e Mesa Redonda “Caminhos do Aprender”, com o Padre Dr. Jorge Sena, Dr.ª Teresa Cruz e Dr. Miguel Prata às 21h;


Dia 20
Exposição de fotografia:
131 Maneiras de Educar…”


Dia 21
Manhã desportiva com os professores Joana Poças e Paulo Almeida a partir das 9h;
Sessão de Filosofia para Crianças (Pais e Educandos) com o Dr. Tomás Magalhães às 21h.


Dia 22
Workshop sobre o ”Livro dos Medos”;
Visita de estudo ao Conservatório Regional de Gaia.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Espaço da Psicomotricidade

Estávamos a comemorar a semana dos Reis e a Educadora Patrícia convidou-nos para irmos à sua sala. Aí, ensinou-nos um jogo em que, à vez, cada menino/a era um rei/rainha que convidava os seus amigos/as a entrarem no castelo sob determinadas condições...
Divertímo-nos muito a ver quem tinha o cabelo comprido, quem calçava sapatilhas, quem traria vestido um fato de banho...

domingo, 10 de janeiro de 2010

O Sapo no Inverno





"Certa manhã, quando acordou, o sapo percebeu logo que o mundo estava diferente." Sabem porquê? Tinha chegado o Inverno e o sapo, sem pelo nem penas no corpo, tiritava de frio. Valeram-lhe os amigos porco, pata e lebre que o aconchegaram.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Dia de Reis





Como ontem anunciávamos, hoje comemoramos o Dia de Reis. Para além da história, aprendemos, ainda, uma canção sobre os mesmos. Baltasar, Gaspar e Belchior, guiados por uma luz, levaram três presentes ao Menino Jesus.... 

Quandos os Pais vêm à Escola



Os Pais do Miguel prepararam-nos uma bela surpresa! Com a ajuda de duas amigas puseram-nos a representar a história da Carochinha. E como se não bastasse, para além de dançarmos e cantarmos, tivemos direito a balões em forma de flores, espadas e corações e, ainda, a um livro de histórias. Uma manhã bem divertida!

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Dia de Reis


Três Reis a caminho de Belém...

À descoberta dos nomes


Como estamos a crescer, alguns de nós, o nome já sabe reconhecer e escrever. Assim, com alguma ajuda, todos descobrimos os nossos nomes. De seguida, colámos numa folha, copiamos as letras e desenhamos a nossa "fotografia".

Carta ao Pai Natal

Depois da nossa carta estar pronta fomos colocá-la num marco do correio especial....o do Pai Natal!
Com toda a certeza ele não se vai esquecer de nós.

Quandos os Pais vêm à Escola





Num dia especial, os pais da Vitória vieram à sala contar-nos uma história muito doce.... "Como se faz o mel", assim se intitulava. Esta história mostrou-nos como as abelhas produzem o mel. Para melhor percebermos, trouxeram favos e, para provarmos, trouxeram mel. Muitos de nós provamos e, gostamos muito.