domingo, 28 de fevereiro de 2010

Espaço dos Sons e das Letras


Os meninos da educadora Patrícia, esta semana, vieram à nossa sala fazer um trabalho de Iniciação à Escrita: escreveram o nome, em letras maiúsculas de imprensa, contaram o número de letras que o seu nome tinha e de seguida registaram-no, letra a letra, em pequenos rectângulos. 

Caminhada da Quaresma


1ª Semana da Quaresma

Iniciamos a Caminhada até à Páscoa indo à Capela pequena onde conversamos sobre como "É Bom Viver!". Falamos sobre "As Bodas de Canã", sobre a alegria de viver, conviver e ter amigos. Levamos uma frase ditada por cada um, onde dizíamos porque é que para nós "É Bom Viver!" e colocamo-la no Eco-Amigo, trazendo uma flor, símbolo de Alegria.

Espaço da Psicomotricidade

Esta semana fomos à sala da educadora Patrícia, onde fizemos uma sessão de relaxamento. Com uma música, muito suave, a acompanhar, aprendemos a respirar correctamente: inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Imaginamos um animal do qual muito gostamos, imitámo-lo para que os amigos adivinhassem e por fim explicamos por que o tínhamos escolhido. Foi um momento muito bom e do qual gostamos muito.

Expressão Plástica

Esta semana experimentamos uma técnica nova de pintura. Utilizando rolos de papel envolvidos em lã brincamos aos ´circuitos´por eles criados.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Festa de Carnaval


Carnaval é sinónimo de diversão, alegria e boa disposição, pelo que os palhaços não podiam faltar neste dia especial. Quatro divertidos palhaços vieram visitar-nos e animar  nossa tarde de sexta-feira. Foram momentos muito bem passados com o contributo das nossas estagiárias.

As nossas fantasias


Chegou o dia tão ansiado por todos nós! Vestimo-nos de heróis, princípes, princesas, capuchinhos, peter pan, bombeiros, piratas e, tantos mais. Foi um dia muito bem passado e, nem o frio nos incomodou.

As formas geométricas


Com círculos, quadrados, rectângulos e triângulos criamos várias imagens. Vejam que divertido e interessante.

As nossas máscaras!!

Esta semana trouxemos as máscaras que fizemos com os nossos Pais, utilizando material reciclado. Que bonitas ficaram! Com muita imaginação e criatividade fizemos máscaras muito, muito engraçadas.

Espaço das Estórias

Esta semana fomos à sala do Educador Sérgio ouvir uma história. Sabem qual? Ah!
Isso mesmo. Ah! Assim se intitula a história que o Sérgio nos mostrou. Este livro só tem imagens e leva-nos a voar através da imaginação. Ainda se lembram em que é que se transformava o sapato?... E as obras de arte que vimos? Ah!

Os nossos palhaços!

Porque estamos no Carnaval, iniciamos a semana a desenhar palhaços.  Usamos muitas e variadas cores. E, que bonitos ficaram!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Momentos espontâneos!

Estes são alguns exemplos de momentos que vão acontecendo ao longo do dia, de forma espontânea...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Visita do Sr. Bispo do Porto






Esta sexta-feira, dia 5 de Fevereiro, Dom Manuel Clemente, Bispo da Diocese do Porto, visitou-nos, na companhia do Pároco de Oliveira do Douro, Sr. Padre Avelino Jorge. Esta visita insere-se no âmbito da Missão 2010. O Sr. Bispo cumprimentou-nos e dirigiu-nos algumas palavras, palavras essas cheias de esperança e alegria. Foi um momento muito especial. 

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Uma visita especial

Um coelhinho!!! É verdade, tivemos a visita de um coelhinho à nossa sala! Como ele era macio, mansinho, redondinho e pequenino. A Ana, estagiária da sala da Educadora Virgínia, fez-nos uma boa surpresa. Levou um coelhinho para mostrar aos meninos da sua sala e, quis partilhar connosco esse momento. Ficamos muito contentes e todos quisemos tocar-lhe, mesmo não tendo coragem para o fazer. Fizemos muitas perguntas sobre a sua alimentação, os seus hábitos. Obrigada Ana.

Manhã de Magia

Numa linda manhã de sol, quatro mágicos visitaram-nos e ensinaram-nos alguns dos seus truques! Com muitos pozinhos de perlimpimpim passamos momentos muito divertidos.... Ainda se lembram do que aconteceu ao sumo de laranja? E à nota? E como se dava um nó na corda sem soltar as pontas? Pois é! Magia....

Espaço dos Sons e das Letras

Como estamos no Inverno, os meninos da Educadora Patrícia e os meninos da Educadora Virgínia vieram à nossa sala, aprender e recordar várias palavras sobre esta estação do ano. Ora vejam: frio, neve, chuva, lareira, aquecedor, luvas, gorro, meias de lã, cachecol, iglo, pinguins, esquimó,...e muitas mais.

Espaço da Expressão Plástica


Esta semana fomos à sala da Educadora Virgínia experimentar uma técnica de pintura nova. Desenhamos, com lápis de cera uma aranha com muitas patinhas, suspensa por um fio. Pintámos  muito bem e com tinta preta cobrimos o desenho,... Surpresa! As aranhas sobressaíam e 'brilhavam no escuro'...Querem ver?