domingo, 30 de maio de 2010

Passeio Final de Ano

Finalmente chegou o dia, tão ansiado, do nosso Passeio. O local já conhecíamos e por isso, mais apetecível se tornava, lá voltar. Todos muito pontuais, às 9h estavamos prontos a sair, em direcção à Quinta das Manas, em Guimarães. Mal chegamos, lanchamos, pois o dia adivinhava-se intenso. Brincamos com os gansos, corremos atrás deles, vimos os javalis e seus filhotes, observamos a 'mamã' a chocar os seus ovos, mimámos um pintaínho e um coelho, demos comida ao cavalo, vimos os guaxinins e a doninha americana e, por fim, fomos almoçar. Após o almoço, dançámos e divertimo-nos na discoteca. E, para terminar fizemos o safari. que emoção! Queremos agradecer ao Luís, proprietário da Quinta, por nos ter recebido tão bem e nos ter proporcionado um dia de aventuras.

domingo, 23 de maio de 2010

"A que sabe a Lua?"

Há já muito tempo que os animais desejavam averiguar a que sabia a lua. Era doce ou salgada? Só queriam provar um pedacito. À noite, olhavam ansiosos para o céu. Esticavam-se e estendiam os pescoços, as pernas e os braços, tentando atingi-la...
"A que sabe a Lua", é um livro escrito e ilustrado pelo polaco Michael Grejniec e editado pela Kalandraka.
Este livro tem-nos acompanhado ao longo do tempo, e tem-nos ensinado como os valores da amizade e inter-ajuda são tão importantes e devem fazer parte da nossa forma de ser e estar.

Quando os Pais vêm à Escola

Na última semana, aprendemos a fazer pega-monstros! Imaginem a animação que foi....
Os Pais da Maria vieram à nossa sala e ensinaram-nos como fazer pega-monstros. Juntando alguns ingredientes, entre os quais, cola, burato de sódio e corante alimentar, mexendo devagarinho, vimos como os podemos criar. Foi mágico....
E, ainda, aprendemos a fazer, uma vela suspensa, baloiçar, primeiro devagarinho e, depois....nem queríamos acreditar.... com velocidade. Muito obrigada, aos Pais da Maria.

Visita de Sua Santidade, Papa Bento XVI


No dia da visita de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, ao Porto,  prestamos-lhe uma pequena  homenagem, acompanhando a Sua chegada a Vila Nova de Gaia, todo o percurso efectuado até ao local onde foi celebrada a Missa e assistindo a uma parte da Celebração.

Celebração Mariana


Durante este mês, temos vindo a falar, mais intensamente sobre Maria, Mãe de Jesus. Foi no dia 13 de Maio que se celebrou mais um aniversário sobre a aparição de Maria aos Três Pastorinhos: Francisco, Jacinta e Lúcia.
Em conjunto, com os nossos amigos do Jardim de Infância, fomos à Capela do nosso Colégio e, com a orientação da Irmã São, entregámos a Nossa Senhora uma mensagem, do fundo do nosso coração.

sábado, 8 de maio de 2010

Dia da Mãe


Chegou o dia tão ansiado por todos! Como celebrá-lo?
Com um belo passeio pela mata do Colégio, onde, com muita alegria, apreciámos o chilrear dos passarinhos, sentimos o perfume das flores e exercitámos o corpo, sob orientação da nossa amiga Poli. Chegados ao Campo de Jogos, na companhia da Poli, aprendemos uma coreografia e divertimo-nos muito a dançar e a cantar. Foi muito bom!

domingo, 2 de maio de 2010

O Teatro vem ao Colégio


Esta semana recebemos a visita da Companhia "Partículas Elementares", que, mais uma vez, nos presenteou com uma fantástica apresentação. Desta vez, assistimos à apresentação de "O Nabo Gigante". Esta história é-nos bem familiar, mas vê-la representada em teatro de marionetas, foi uma delícia, tanto para as crianças como para os adultos.

Apresentação de um Livro

"Kiko, o Dentinho de Leite". Apresentado pela sua autora, Manuela Mota Ribeiro, ficamos a conhecer a história de um dentinho, Kiko, e do quão importante é cuidarmos da higiene oral.

Quando os Pais vêm à Escola


Esta semana recordamos o significado dos três R's (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), com a ajuda da Mãe da Carolina Almeida e de uma amiga, Paula Quadrado, que nos vieram falar na importância de cuidarmos do meio ambiente, de pouparmos água, electricidade e papel. De seguida, aprendemos a fazer sabonetes! Com glicerina, corante, uma gotinha de perfume e umas florinhas de camomila, ficaram muito bonitos e perfumados.