segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Caminhada até ao Natal

Esta semana iniciamos a Caminhada até ao Natal.
Na companhia da Irmã Anabela, fomos à Capela 'pequenina' do Colégio, onde conversamos sobre Ser Simples e como Gosto de Mim, tal como sou.

domingo, 28 de novembro de 2010

Um novo 'amigo'...

Esta semana, o nosso amigo Tomás Silva, juntamente com os seus pais, fizeram-nos uma grande surpresa: ofereceram-nos um canário! E que bem que ele canta.
Entretanto, depois de algumas sugestões, decidimos baptizá-lo de "Fofinho".
Muito obrigada!


domingo, 21 de novembro de 2010

Uma borboleta...

Esta semana, enquanto decidíamos, que técnica de pintura pderíamos experimentar, alguém se lembrou que podíamos fazer uma borboleta. Desta forma, pegamos em folhas de pintura, dobramo-las a meio e, numa das metades da folhas deixamos cair pingos de tinta. de seguida, voltamos a dobrar a folha e, quando a abrimos, descobrimos belas Borboletas.

A letra C


Esta semana, cada um de nós, teve que pensar numa palavra que começasse pela letra C. Foram muitas as palavras de que nos lembramos e, para não nos esquecermos, representamo-las.

ABC

Aprender, Brincar, Contar

Agora que já somos muito crescidos, começamos a interessar-nos pelos sons das letras e pelas palavras que se escrevem com as mesmas.
Assim, à sexta-feira, levamos para casa uma proposta de trabalho, que realizamos com a ajuda dos nossos Pais e familiares.

Números e quantidades

Esta semana, fizemos um jogo, no qual tínhamos que ordenar os números, por ordem crescente. De seguida, usando bolas coloridas, colocamos a quantidade correspondente a cada número. Não foi nada difícil. Foi bem divertido. Por fim e, para não nos esquecermos, registamos.

Os dias da semana


Os dias da semana, já nós os sabemos bem. Assim, decidimos, registá-los, de acordo com as actividades que relizamos. Foi uma forma de treinarmos a escrita. Ora vejam!

domingo, 14 de novembro de 2010

Articulação com o 1º Ciclo


Esta semana, os grupos das professoras Sandra e Nicola, 2ºC e 2ºB, respectivamente, vieram à nossa sala, onde lhes ensinámos a Adivinha da Castanha e de seguida, decoraram uma castanha, usando a técnica da digitinta.

Espaço da Matemática

Esta semana fomos à sala da educadora Paula que nos fez uma proposta: formarmos conjuntos. Assim, apresentando-nos uns cartões numerados de 1 a 5, pediu-nos que formassemos conjuntos de acordo com os números que nos mostrava, usando castanhas. Foi divertido e conseguimos acertar em todos!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A importância da Água

Está no nosso Colégio uma estagiária do Projecto AIESEC, a Fernanda Brusius. A Fernanda veio â nossa sala falar sobre a importância da Água. Trouxe-nos um filme, onde vimos como podemos evitar poluir a água. Também aprendemos como podemos poupar água com gestos ão simples.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Uma adivinha

Vejam lá, se são capazes de adivinhar?




Tenho camisa e casaco,
Sem remendo nem buraco.
Se alguém no lume me mete,
Estoiro como um foguete.

O que sou?

Espaço da Psicomotricidade

Numa visita à sala da educadora Patrícia, fizemos um jogo muito divertido. Dividimo-nos em dois grupos e, à vez, segurando um lençol, tivemos que equilibrar uma bola, fazendo vários movimentos. Foi difícil, mas em conjunto, conseguimos!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Uma espiga de milho

Após termos realizado a desfolhada, na sala, decorámos estas espigas de milho, pintando as folhas de verde e, colando bolinhas de papel crepe amarelo alaranjado, no lugar dos grãos. Vejam que bonitas ficaram! 


A Desfolhada

Hoje, estando um belo dia de Outono, com um Sol muito quentinho, realizámos a Desfolhada, na Eira da Quinta do nosso Colégio.
Com a ajuda do Sr. Artur, o senhor que cultiva a Quinta, aprendemos como é semeado, tratado e colhido o milho.
Depois, desfolhamos as espigas, que de seguida foram levadas para o Espigueiro.
Este milho tem por finalidade alimentar os animais da Quinta.