segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Espaços de Aprendizagem

Esta semana fomos à sala da educadora Patrícia, que nos recebeu com um jogo muito divertido, mas que nos desafiava a estarmos muito concentrados. Distribuiu uma folha de revista por cada um de nós e pediu que dançássemos ao som de uma música. Assim que a música parava, tínhamos que ir para o nosso papel. À medida que os papeis iam sendo retirados, tínhamos que partilhar o nosso com um amigo que não tivesse o seu. Isto até ficar, apenas, um par. Foi uma forma engraçada de trabalhar o espírito de inter-ajuda.




Obrigada Patrícia!

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Aprender Brincar Contar

Estamos a ficar crescidos e como tal, começamos a aprender o som de algumas letras: as vogais.
Com a ajuda dos nossos Pais realizamos um "trabalho de casa", o ABC. Iniciamos pelo A e fizemos um registo desta letra e de palavras que se iniciam com a mesma.






Por fim, partilhamos com os amigos a forma como realizamos o trabalho e o que aprendemos de novo.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Dia Mundial da Alimentação

Após termos visto um filme sobre as boas práticas da alimentação, decidimos desenhar um de nós.  Colamos, então, recortes de alimentos saudáveis, para que não nos esqueçamos do quão importante é para o nosso crescimento e saúde uma alimentação correta.









quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Semana das Missões

Decorreu, entre 14 e 19 de outubro, a Semana das Missões, no nosso Colégio. Assim, ficamos a conhecer um pouco mais sobre as pessoas que oferecem o seu trabalho para ajudar os outros. Essas pessoas disponibilizam-se para irem para outros países/continentes.




sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bandeira da Eco-Escola

Foi com muito orgulho, mas também muita responsabilidade, que recebemos, pelo segundo ano consecutivo, a Bandeira Verde da Eco-Escola.
Acreditamos que, juntos, podemos contribuir para um mundo melhor. Nas pequenas/grandes ações do dia a dia podemos ajudar  o nosso planeta.




terça-feira, 8 de outubro de 2013

Vindimas na Quinta das Manas - Guimarães

Num dia muito ensolarado, fomos até Guimarães, à Quinta das Manas, vindimar. 
Aprendemos como se apanham as uvas, conhecemos os animais que habitam a quinta, brincamos num trampolim,fizemos uma pequena desfolhada, almoçamos, dançamos na discoteca e por fim fomos pisar as uvas.
Foi um dia extraordinário!
Queremos agradecer ao Luís o dia que nos proporcionou: Muito Obrigada!







domingo, 6 de outubro de 2013

O número 1

E porque estamos a crescer, já estamos a aprender os números.
Começamos pelo 1, que representamos de formas variadas.





Dia Mundial da Água

Para celebrarmos este dia vimos um filme sobre a importância da água no nosso dia a dia.


Dia Mundial da Música





Para comemorarmos o Dia Mundial da Música, tivemos uns convidados muito especiais: alguns amigos do quarto ano tocaram, para nós, várias músicas, algumas de improviso (um exercício bem difícil).
Parabéns e muito obrigada!!!!

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Lengalenga

E porque gostamos de brincar com as palavras, ouvir os sons que produzem, com ou sem sentido, aprendemos esta lengalenga, bem divertida, que o escritor António Mota recolheu do Cancioneiro popular:

ANALITERA,
PIRILITA,
BACALHAU,
SARDINHA FRITA.
QUANTAS PATAS TEM O GATO?
TEM QUATRO!!!!!
UM, DOIS, TRÊS,QUATRO!