domingo, 24 de outubro de 2010

A Menina do Mar

Que bonita história, nós conhecemos! A Menina do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Na sala, ouvimos um pouquinho da história e, no dia seguinte fomos ao Auditório do ACE, Teatro do Bolhão, ver a representação da mesma. Uma delícia... Um menino, uma menina, um peixe, um polvo e um caranguejo...

Mais tarde, fizemos o registo e, quando fomos à sala da educadora Virgínia, vejam só o que fizemos com as nossas mãozinhas....

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Articulação com o 1º Ciclo

O grupo da professora Liliana, o 2ºA, veio à nossa sala, onde puderam brincar em todos os espaços da sala. Foram momentos muito bem passados, com muita alegria e diversão.

sábado, 16 de outubro de 2010

A lagartinha muito comilona

A LAGARTINHA MUITO COMILONA

À luz da Lua, um pequenino ovo descansava

numa folha. Num domingo de manhã o sol quente chegou e PLOC!..., de dentro do ovo saiu uma lagartinha magra e esfomeada.

sábado, 9 de outubro de 2010

Grafismos

Para aperfeiçoarmos a forma como desenhamos e escrevemos, realizamos uma ficha, na qual tínhamos que cobrir o tracejado sem levantar o lápis, até completarmos as figuras. Estas figuras eram folhas de árvores. De seguida, tínhamos que unir as folhas iguais e, por fim, pintá-las.

O Senhor Mago e a Folha


Após ouvirmos a história de "O Senhor Mago e a Folha ", desenhamos  Anteia, filha do Mago Antão...
Mas quem era Anteia? Era uma linda folhinha de Outono muito especial pois falava.  E, um dia, quando o Mago Antão andava, pesadamente, pela floresta, pediu-lhe para que não a pisasse.

Carimbagem de Folhas de Outono

Pintar é uma das nossas actividades preferidas!
Então, por que não pintarmos as folhas apanhamos na Quinta e fazer a sua impressão?
Ora vejam....

Sequência/Forma

Após termos recordado as formas geométricas, realizamos uma sequência de cores, usando o castanho e o amarelo e a forma de um quadrado.
Primeiro realizamos a sequencia com colagem  de quadrados, de seguida registamo-la.

domingo, 3 de outubro de 2010

TIC

Uma das nossas áreas preferidas na sala é a área do computador, onde podemos desenhar, usando o Paint, onde podemos fazer jogos e, onde iniciamos algumas tentativas de escrita/reconhecimento de letras...

Quadro de Aniversários

O nosso Quadro de Aniversários, este ano, é diferente. Como já somos mais crescidos e, sabemos em que mês do ano fazemos anos, decidimos representar cada mês, de acordo com a Estação do ano a que pertence. Assim, pintamos 12 árvores e decorámo-las de acordo com as Estações: Inverno, Primavera, Verão e Outono. De seguida, colocámos as nossas fotografias na árvore correspondente ao mês em que fazemos anos.