quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sessão de Consciência Fonológica

Hoje tivemos mais uma sessão de Consciência Fonológica, onde realizamos as seguintes actividades:

a) Jogo de identificação das sílabas de diferentes palavras e o seu respectivo número (segmentação silábica);

b) Jogo de identificação de palavras que rimam com as palavras apresentadas na actividade anterior e novas palavras (poço - tremoço; carteira - cadeira; alho – talho; moinho - golfinho);

c) Jogo de identificação de palavras que começam com o mesmo fonema inicial*: de 3 palavras apresentadas, a criança tem de reconhecer quais as duas palavras que começam com o mesmo som ou a mesma letra inicial (I: iogurte, ilha; S: seta, sofá; L: leque, lavatório; T: tijolo, triângulo);

d) Jogo de identificação de palavras que começam com o mesmo fonema (fonema inicial idêntico) – s e t;

e) *Ficha de concretização – jogo de identificação das palavras que rimam: a criança tem de nomear as imagens e unir com um traço as palavras que acabam com o mesmo som (Ficha 11).