Mostrar mensagens com a etiqueta Area da Expressão e Comunicação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Area da Expressão e Comunicação. Mostrar todas as mensagens

domingo, 27 de abril de 2014

REaproveitar

Aproveitando um pneu que já está gasto, com um pouco de criatividade e pozinhos de perlimpimpim, transformámos numa linda floreira.








segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A lagartinha muito comilona

Ouvimos, hoje, a história de uma lagartinha que se transformou numa bela borboleta.

domingo, 26 de janeiro de 2014

As vogais

Estas são as vogais que já conhecemos e identificamos pelo som:





quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Aprender Brincar Contar

Estamos a ficar crescidos e como tal, começamos a aprender o som de algumas letras: as vogais.
Com a ajuda dos nossos Pais realizamos um "trabalho de casa", o ABC. Iniciamos pelo A e fizemos um registo desta letra e de palavras que se iniciam com a mesma.






Por fim, partilhamos com os amigos a forma como realizamos o trabalho e o que aprendemos de novo.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Lengalenga

E porque gostamos de brincar com as palavras, ouvir os sons que produzem, com ou sem sentido, aprendemos esta lengalenga, bem divertida, que o escritor António Mota recolheu do Cancioneiro popular:

ANALITERA,
PIRILITA,
BACALHAU,
SARDINHA FRITA.
QUANTAS PATAS TEM O GATO?
TEM QUATRO!!!!!
UM, DOIS, TRÊS,QUATRO!


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Espaços de Aprendizagem

Nesta semana fomos à sala da educadora Virgínia, que nos ensinou uma técnica de pintura muito engraçada.
Usando rolos de papel e tintas de várias cores, decoramos folhas, que muito bonitas ficaram.
Obrigada Virgínia!




quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia do Livro Infantil

Para comemorarmos o Dia do Livro Infantil, convidamos a Inês Martins, para nos vir contar uma história.
E, que história engraçada ela nos contou!! "Chibos e sabichões".

Era uma vez três Chibos que viviam no cimo de uma montanha

Um chibinho sabichão pequeno, um chibo sabichão médio e um chibão sabichão grande

O chibinho sabichão pequeno tinha uma barbicha pequena e um chifres curtinhos

O chibo sabichão médio tinha uma barbicha que não era grande nem pequena e uns chifres que não eram curtos nem compridos.

O chibão sabichão grande tinha uma barbicha grande e uns chifres compridos e retorcidos

Certo dia, os três chibos resolveram descer a montanha porque do outro lado da margem do rio cresciam umas ervinhas viçosas e fresquinhas...

domingo, 10 de março de 2013

Construções divertidas

Com os blocos lógicos, que tão bem conhecemos, temo-nos divertido muito a criar figuras com as suas diferentes formas e cores. 
Ora vejam!





quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Espaços de Aprendizagem

Esta semana fomos à sala da educadora Paula, que de uma forma divertida nos ajudou a recordar as formas geométricas. 
Depois, propôs que construíssemos a cara de um palhaço. Mas como havíamos de o fazer? Fácil, podíamos usar triângulos, grandes e pequenos e círculos, também. Foram momentos bem animados.
Obrigada Paula!



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Espaços de Aprendizagem

Nesta semana fomos à sala do educador Sérgio que nos contou a história de um menino da nossa idade, Noma e que gostava de inventar: O Pequeno Inventor. 
Noma começou a pensar como poderia construir um comboio, de quantas rodas precisaria e de quantas carruagens. Para tal consultou um livro que explicava como se construíam comboios.





Obrigada Sérgio!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Grande/pequeno

Aproveitando as nossas pesquisas sobre os animais dos pólos, norte e sul, descobrimos dois pinguins! Um grande e um pequeno.




Histórias de " Ir e Voltar"

Esta semana ficamos a conhecer a história da Beatriz Paiva: Rosa Rebuçado.
É a história de uma elefanta, Pascoalina, única num grupo de elefantas, icapaz de conseguir que a sua pele seja cor de rosa rebuçado. Terá ficado triste? Não, pois não?


segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Um iglu

Ao ouvirmos a história do menino esquimó, ficamos com muita vontade de entrar num iglu.
Desta forma, decidimos construir um na nossa sala.
Com a ajuda de todos quantos têm trazido pacotes de leite vazios, já iniciamos a nossa "obra".

Terá uma forma retangular ou circular?

Os mil brancos dos esquimós

Num local muito distante, vive um menino esquimó, que tem uma particularidade: com os seus olhos negros, como os de todos os esquimós, consegue ver mil brancos. Branco-nuvem, branco-floco, branco-luz, ...

Escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Madalena Matoso, este livro leva-nos a conhecer um povo e uma cultura diferentes da nossa assim como algumas atividades do seu quotidiano.