Aproveitando um pneu que já está gasto, com um pouco de criatividade e pozinhos de perlimpimpim, transformámos numa linda floreira.
Este blog pertence ao grupo dos 5 Anos B do Jardim de Infância do Colégio do Sardão, e pretende ser um portfólio digital de algumas das atividades a realizar ao longo do ano lectivo 2013/2014.
Mostrar mensagens com a etiqueta Area da Expressão e Comunicação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Area da Expressão e Comunicação. Mostrar todas as mensagens
domingo, 27 de abril de 2014
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
domingo, 26 de janeiro de 2014
quinta-feira, 24 de outubro de 2013
Aprender Brincar Contar
Estamos a ficar crescidos e como tal, começamos a aprender o som de algumas letras: as vogais.
Com a ajuda dos nossos Pais realizamos um "trabalho de casa", o ABC. Iniciamos pelo A e fizemos um registo desta letra e de palavras que se iniciam com a mesma.
Por fim, partilhamos com os amigos a forma como realizamos o trabalho e o que aprendemos de novo.
Etiquetas:
ABC,
Area da Expressão e Comunicação,
Domínio da Linguagem Oral,
Outono
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
Lengalenga
E porque gostamos de brincar com as palavras, ouvir os sons que produzem, com ou sem sentido, aprendemos esta lengalenga, bem divertida, que o escritor António Mota recolheu do Cancioneiro popular:
ANALITERA,
PIRILITA,
BACALHAU,
SARDINHA FRITA.
QUANTAS PATAS TEM O GATO?
TEM QUATRO!!!!!
UM, DOIS, TRÊS,QUATRO!
Etiquetas:
Area da Expressão e Comunicação,
Outono
sexta-feira, 5 de abril de 2013
Espaços de Aprendizagem
Nesta semana fomos à sala da educadora Virgínia, que nos ensinou uma técnica de pintura muito engraçada.
Usando rolos de papel e tintas de várias cores, decoramos folhas, que muito bonitas ficaram.
Obrigada Virgínia!
quinta-feira, 4 de abril de 2013
Dia do Livro Infantil
Para comemorarmos o Dia do Livro Infantil, convidamos a Inês Martins, para nos vir contar uma história.
E, que história engraçada ela nos contou!! "Chibos e sabichões".
Era uma vez três Chibos que viviam no cimo de uma montanha
Um chibinho sabichão pequeno, um chibo sabichão médio e um chibão sabichão grande
O chibo sabichão médio tinha uma barbicha que não era grande nem pequena e uns chifres que não eram curtos nem compridos.
O chibão sabichão grande tinha uma barbicha grande e uns chifres compridos e retorcidos
domingo, 10 de março de 2013
Construções divertidas
Com os blocos lógicos, que tão bem conhecemos, temo-nos divertido muito a criar figuras com as suas diferentes formas e cores.
Ora vejam!
Etiquetas:
Area da Expressão e Comunicação,
Domínio da Matemática,
Inverno
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Espaços de Aprendizagem
Esta semana fomos à sala da educadora Paula, que de uma forma divertida nos ajudou a recordar as formas geométricas.
Depois, propôs que construíssemos a cara de um palhaço. Mas como havíamos de o fazer? Fácil, podíamos usar triângulos, grandes e pequenos e círculos, também. Foram momentos bem animados.
Obrigada Paula!
Etiquetas:
Area da Expressão e Comunicação,
Espaço da Matemática,
Inverno
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Espaços de Aprendizagem
Nesta semana fomos à sala do educador Sérgio que nos contou a história de um menino da nossa idade, Noma e que gostava de inventar: O Pequeno Inventor.
Noma começou a pensar como poderia construir um comboio, de quantas rodas precisaria e de quantas carruagens. Para tal consultou um livro que explicava como se construíam comboios.
Obrigada Sérgio!
Etiquetas:
Area da Expressão e Comunicação,
Espaço das Estórias,
Inverno
domingo, 27 de janeiro de 2013
Grande/pequeno
Aproveitando as nossas pesquisas sobre os animais dos pólos, norte e sul, descobrimos dois pinguins! Um grande e um pequeno.
Etiquetas:
Area da Expressão e Comunicação,
Domínio da Matemática
Histórias de " Ir e Voltar"
Esta semana ficamos a conhecer a história da Beatriz Paiva: Rosa Rebuçado.
É a história de uma elefanta, Pascoalina, única num grupo de elefantas, icapaz de conseguir que a sua pele seja cor de rosa rebuçado. Terá ficado triste? Não, pois não?
segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Um iglu
Ao ouvirmos a história do menino esquimó, ficamos com muita vontade de entrar num iglu.
Desta forma, decidimos construir um na nossa sala.
Com a ajuda de todos quantos têm trazido pacotes de leite vazios, já iniciamos a nossa "obra".
Terá uma forma retangular ou circular?
Os mil brancos dos esquimós
Num local muito distante, vive um menino esquimó, que tem uma particularidade: com os seus olhos negros, como os de todos os esquimós, consegue ver mil brancos. Branco-nuvem, branco-floco, branco-luz, ...
Escrito por Isabel Minhós Martins e ilustrado por Madalena Matoso, este livro leva-nos a conhecer um povo e uma cultura diferentes da nossa assim como algumas atividades do seu quotidiano.
Subscrever:
Mensagens (Atom)



























